Animação onde você estiver…

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O curso de formação de animadores a distância AnimaEdu entra em nova fase!

Voltado para formação de mão-de-obra para a crescente indústria de animação brasileira, o projeto, que foi criado pela Otto Desenhos Animados e teve patrocínio inicial da Infraero, conta agora com novo sistema de seleção de alunos e passa a cobrar taxa de manutenção.
A primeira turma do projeto funcionou de maneira experimental, com alunos selecionados a partir do pré-cadastro no site e de seu potencial talento para animação. Partindo de um universo de mais de 6mil interessados de todos os cantos do Brasil, o primeiro grupo foi formado por 25 alunos que começou o curso em Novembro de 2009 e concluiu em abril de 2010.
Após essa primeira experiência, o projeto passou por alguns ajustes e, a partir da segunda edição o curso está aberto para o público em geral – que tenha noções básicas de desenho. Os interessados devem preencher o pré-cadastro para posterior contato de nossa equipe de apoio para ingresso no processo de seleção. “A idéia é que a entrada funcione em fluxo contínuo, uma vez que a tutoria é individual e, por isso, não temos o conceito de turmas”, afirma a coordenadora geral do projeto Marta Machado. O processo de seleção sofreu alterações, o que o tornou mais demorado, porém mais efetivo. O aluno deve agora realizar dois módulos (00 e 01) antes de efetivar sua matrícula, e, a partir de seu desempenho nessa etapa, será recomendado ou não a ingressar no curso. “Por incrível que pareça, no sistema anterior de seleção, muita gente mandava desenhos que não eram seus. No decorrer dos módulos o tutor percebia que o aluno estava bem aquém do esperado. Outro problema que tivemos foi o fato de vários alunos não concluírem o processo de formação. Eles simplesmente se desinteressavam do curso. Creio que isso tinha a ver com os casos de uso de desenhos que não eram próprios no processo de seleção e que depois tornavam o nível de demanda muito alta para esses candidatos, mas também com o fato de ser de graça. As pessoas acham que o que é de graça não tem valor”, comenta Marta. Segundo Otto Guerra, sócio da Otto Desenhos Animados, criador do curso e também um dos tutores a distância, o objetivo é que “o AnimaEdu se torne um portal de referência em formação de animadores brasileiros, por isso temos um cuidado grande na seleção dos melhores potenciais para ingresso no curso”. Num segundo momento do projeto, o site deverá ter uma seção de webfólio para que os ex-alunos possam expor seus trabalhos realizados durante o curso ou fora dele e que os mesmos possam ser vistos por outros estúdios para contratação de trabalho.   
Os alunos do AnimaEdu têm acesso a um ambiente restrito no qual podem estudar o material didático, enviar exercícios para seus tutores e interagir com outros usuários do sistema, através de troca de mensagens pelo sistema interno. Para quem quiser conhecer o funcionamento do sistema, há um tutorial disponível no vimeo http://www.vimeo.com/14147373.
O curso básico de animação é dividido em módulos que abordam aspectos do desenho de observação e da animação. Na seção Estude Conosco / Pergunta-Resposta do site www.animaedu.com.br há o detalhamento do tema de cada módulo. A partir do estudo desse material, o aluno realiza os exercícios e os envia a seu tutor, que avalia o nível de aprendizagem, retornando comentários através do sistema.
O contato aluno-tutor é possível durante todo o curso, através da página de Recados e das correções dos exercícios. Além disso, supervisionando o trabalho dos tutores há os coordenadores, que são responsáveis por acompanhar o bom andamento das atividades propostas.
Para a realização dos exercícios dos módulos de animação, as ferramentas a serem utilizadas são o software livre Pencil 2D, que é disponibilizado gratuitamente no site: www.pencil-animation.org, um scanner para digitalização dos exercícios dos primeiros módulos e um tablet, que é uma interface digital para desenho, sem a necessidade do uso do papel. A instalação do programa e do tablet é bastante simples. Para os alunos selecionados, nas seções restritas, há manuais específicos para isso.

Duração estimada do curso: 4 meses
Custo: R$ 800,00 a vista ou R$ 850,00 + taxas do cartão no parcelamento através do PagSeguro (em até 12x).
Mais informações: http://www.animaedu.com.br/estude.asp?id=10
Contato para mais informações: animaedu@ottodesenhos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário